A Freguesia Vila Velha de Ródão é uma autarquia local, isto é, uma pessoa coletiva territorial, dotada de órgão representativos, que visa a prossecução de interesses próprio da população respetiva.

Nos termos da lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, que estabelece o regime jurídico das autarquias locais, os órgãos representativos da Freguesia são a Assembleia de Freguesia (órgão deliberativo) e Junta de Freguesia (órgão executivo).

Enquanto órgão executivo da Freguesia, a Junta de Freguesia é responsável pela gestão quotidiana e planificação do rumo da Freguesia, estando as suas competências reguladas no artigo 16º da lei n.º 75/2013, de 12 de setembro.

O número de elementos que compõem o executivo da Freguesia é proporcional à população da freguesia, num mínimo de 3, eleitos por sufrágio direto e universal em listas, partidárias ou não.

O executivo da Freguesia de Vila Velha de Ródão é composto por três elementos propostos pelo cabeça de Lista, mas eleitos pela a assembleia, pelo PS e pela coligação Novo Rumo (PPD/PSD e CDS-PP), sendo liderado por João Mendes, que foi reeleito para um segundo mandato nas eleições autárquicas de 2017.

COMPOSIÇÃO DA JUNTA DE FREGUESIA

Presidente
João Mendes
PS

Secretário
Luís Fernando Gomes Vicente
PS

Tesoureira
Ana Paula Marques Pequito Ribeiro
PS